Algumas igrejas insistem em usar
pão sem fermento na Ceia do Senhor, enquanto outras usam pão fermentado comum.
Qual prática é a correta, de acordo com as Escrituras?
Somente pão sem fermento deverá
ser usado na Ceia do Senhor, por duas razões: Este é o que Jesus usou, e
Este
é o símbolo apropriado para o sacrifício perfeito de Jesus. Consideremos a
evidência bíblica apoiando estas duas razões.Pão
sem fermento é o que Jesus usou. Os relatos nos Evangelhos (Ma-teus 26:17-30;
Marcos 14:12-26; Lucas 22:7-23) tornam claro que Jesus comeu a Ceia do Senhor
com os apóstolos durante os Dias dos Pães Asmos (sem fermento). Durante esta
festa, que se originou quando os israelitas estavam preparando para sair de sua
servidão no Egito, o consumo de fermento era terminantemente proibido (Êxodo
12:15). Não há dúvida de que o pão que Jesus usou na primeira Ceia do Senhor
não era fermentado. Isto, por si só, é razão suficiente para se usar somente
pão sem fermento na Ceia do Senhor, pois os verdadeiros discípulos de Cristo
sempre procuram seguir seu exemplo e instrução (1 Coríntios 11:1; Colossenses
3:17).
O pão sem fermento é o símbolo apropriado
para o sacrifício perfeito de Jesus. No Velho Testamento, o fermento
simbolizava a impureza que não poderia ser oferecida a Deus. Além da
proibição do fermento durante os Dias dos Pães Asmos, a Lei de Moisés
proibiu o uso de fermento em qualquer sacrifício ao Senhor (Levítico 2:11). O
fermento é usado, no Novo Testamento, para representar a falsa doutrina (Mateus
16:5-12) e a corrupção moral (1 Coríntios 5:1-8). Deus não aceita tal
impureza nos sacri-fícios oferecidos a ele. Para ser um sacrifício aceitável,
Jesus teve que ser sem fermento (1 Coríntios 5:7), isto é, sem pecado (1 Pedro
2:21-25).
O sacrifício sem fermento de Jesus
nos ajuda a apreciar a importância da pureza em nossas vidas. O fermento da
imoral-idade tem que ser retirado de uma igreja local pela expulsão dos
pecadores impenitentes (1 Coríntios 5:1-13). Para participar da comunhão com
Cristo e para ser um sacrifício aceitável por ele, temos que evitar o fermento
da idolatria e do mundanismo (1 Coríntios 10:14-16; Roma-nos 12:1-2).
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