A fórmula neopentecostal
>> terça-feira, 27 de novembro de 2012
O aparente sucesso do
Neopentecostalismo está sendo acompanhado por grupos religiosos que buscam uma
melhor colocação no mercado da fé. Recursos audiovisuais, campanhas de cura e
libertação, palavras de poder e marketing pessoal são mecanismos amplamente
utilizados por líderes neopentecostais. Da experiência surgiu uma fórmula, um
mecanismo, adaptável por qualquer organização religiosa.
Johnny Bernardo
Mesmo diante de um crescimento
considerável nos últimos anos, a Renovação Católica Carismática (RCC) aos
poucos parece ceder à fórmula neopentecostal. O surgimento de padres jovens e
mediáticos, o uso de espaços não tradicionais – como a capela inaugurada pelo
Pe. Marcelo Rossi, em Santo Amaro –, e a criação de uma liturgia participativa
são evidências de que o movimento está se reconfigurando.
Surgida de uma experiência
“pentecostal”, na Universidade de Duquesne em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, em
1967, a Renovação Católica Carismática chegou ao Brasil no ano seguinte com a
proposta de “reavivamento” do catolicismo nacional e ser uma opção às cruzadas
evangelísticas da Segunda Onda Pentecostal Brasileira. No entanto, com o
surgimento de igrejas como a Universal do Reino de Deus, no final dos anos 70,
a RCC passou a enfrentar uma nova modalidade de “pentecostalismo” centrada em
campanhas de cura e libertação e apoiada no uso maciço de meios de comunicação,
começando pela extinta TV Tupi.
Apesar da ameaça, a RCC somente
despertaria para a nova realidade no começo dos anos 90, quando cria a figura
do padre pop star e passa a combater de forma mais dura o movimento
neopentecostal. Ao mesmo tempo, investe em programas televisivos e autoriza a
realização de missas de cura e libertação, como as conduzidas pelos padres
Vanderlei Nunes (da Igreja Nossa Senhora das Graças, de Santo André, São Paulo)
e Jader Pereira (do Santuário do Bom Jesus, na Mooca, também São Paulo).
Do Neopentecostalismo também seria
adotada a doutrina da Maldição Hereditária. De acordo com MARIANO (1999) e
depois SIEPIERSKI (2001), a MH teria sido usada pela primeira vez no IX
Cenáculo de Maria da RCC de São Sebastião – SP, em que uma pregadora, vinda da
diocese de Lorena (mesma diocese da Canção Nova) discursou: "Vamos
orar para expulsar o espírito da pobreza, o espírito de Satanás, para tirar a
maldição que colocaram na sua vida. Vamos todos orar: eu renuncio a toda
depressão, a toda opressão maligna, vamos orar em línguas, eu rejeito toda
miséria, eu rejeito toda maldição hereditária, toda feitiçaria (...)"
(ALVES, 2005)
A MH também é mencionada, com certa
frequência, em discursos do Pe. Marcelo Rossi e consta no livro do também
carismático, Pe. Jonas Abib (ABIB, 2005: 20). Juntamente com a MH, também
encontramos claras referências à Teologia da Prosperidade e da Saúde. Em um
testemunho dado por uma fiel no IX Cenáculo de Maria, são perceptíveis às
semelhanças com o Neopentecostalismo: "O capeta tem tirado a saúde dos
servos do Senhor; o demônio tem prejudicado a situação financeira dos servos do
Senhor, nós (aponta para o marido) não tínhamos dinheiro nem para pagar o
ônibus do nosso filho. Eu tenho que dizer “eu quero esse carro” e confiar no
Senhor" (ALVES, 2005).
Adaptações
Outras adaptações – ou semelhanças –
são perceptíveis em pelo menos duas outras organizações religiosas: A Igreja
Templária de Cristo na Terra e a Catedral Mundial dos Orixás. Na primeira,
fundada pelo pernambucano Walter Pereira da Silva, em 2011, e que tem sua base
na Rua Leais Paulistanos, 643, no Ipiranga, São Paulo, nota-se um sincretismo
de crenças que envolvem elementos do catolicismo popular, sociedades secretas,
religiões orientais e do neopentecostalismo.
Nas reuniões da Igreja Templária, além
da presença de símbolos de sociedades secretas e imagens de “santos” católicos,
louvores de autoria evangélica e campanhas inspiradas no Neopentecostalismo
imergem multidões em transes “espirituais”. Na campanha do Vale de Sal, adeptos
enfileirados passam por cima de toneladas de sal enquanto recebem orações e
passes do “apóstolo”, muitos dos quais acabam “exorcizados”. À semelhança das
igrejas neopentecostais, a ITCT também mantém programas radiofônicos e
televisivos onde conclama fieis a aderirem ao “Carnê da Gratidão”.
Walter Sandro, que antes de iniciar sua
empreitada de fé foi vendedor de seguros, radialista e palestrante
motivacional, tem sido alvo de denúncias de estelionato por vítimas do chamado
“Clube de Investimento”. Mesmo em meio a várias denúncias e processos
judiciais, o líder religioso continua oferecendo assistência e promovendo
campanhas na sede mundial da ITCT e em outras dez filiais da denominação.
A Catedral Mundial dos Orixás Palácio
de Ogum ou Centro Espírita Ylê Axé, com sede na Travessa Damião de Aguiar, nº
49, Maria das Graças, zona norte do Rio de Janeiro, é, certamente, a de maior
interesse e curiosidade por misturar elementos do candomblé com características
típicas do Neopentecostalismo, como palavras de poder e o uso de técnicas de
Marketing – como propagandas em outdoors, onde expressões
como “Pare de sofrer Agora” demonstra inspiração no Neopentecostalismo.
Recentemente operando a partir de uma
filial na vila Formosa, São Paulo, a CMOPO vem ampliando sua presença na mídia.
Na rádio Metropolitana AM e TV NGT, são veiculados depoimentos (escute um dos
vários aqui) de “cura” e
utilizadas frases típicas de pastores neopentecostais, como “através de sua
fé”, “auxílio espiritual”, “romper todos os obstáculos”, “não se entregar”,
“equipe de fé”, “corrente” etc. Ao mesmo tempo, insere os adeptos no submundo
dos orixás africanos, com consultas de tarô e de búzios.
Assim como o fundador da Igreja Templária,
o organizador da Catedral Mundial dos Orixás, Donizete Souza Braga – mais
conhecido como Geremias de Ogum - também teve sua passagem pela justiça.
Acusado de falsidade ideológica, foi preso em flagrante em 13/07/2005. Segundo
a Conjur, o investigado teria
feito se passar por padre em São Paulo e pastor em Santa Catarina, além de
aplicar golpes em agências bancárias do Rio de Janeiro. Um ano depois, segundo
o Espaço Vital, deixou a
cadeia após liberação de um habeas-corpus.
Bibliografia
- ABIB, Pe. Jonas. Reinflama o Carisma; São Paulo: Loyola; Cachoeira Paulista: Editora Canção Nova; 2004; 14ª ed;
- ALVES, Sônia Cantão; Testemunho dado no IX Cenáculo de Maria da RCC de São Sebastião, SP em 09/10/2005;
- MARIANO, Ricardo. Neopentecostalismo; sociologia do novo pentecostalismo no Brasil; São Paulo: Loyola; 1999;
- SIEPIERSKI, Carlos Tadeu; “De bem com a vida”: O sagrado num mundo em transformação; Tese apresentada ao Departamento de Antropologia Social da FFLCH ; São Paulo; 2001.
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