Unção tem 4 sentido no Novo Testamento
>> domingo, 25 de novembro de 2012
1.Um sentido
é o uso do óleo derramado sobre o corpo ou parte do corpo para fins de
cura. Somos, por exemplo, informados de que os discípulos de Jesus
expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo, e os
curavam (Mc 6.13). Tiago recomenda que as orações pelos enfermos sejam
acompanhadas com óleo (Tg 5.14).
2.Outro sentido indica a honra dada a uma pessoa. Foi o caso da mulher que se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois enxugou com seus cabelos, beijou e os ungiu com perfume (Lc 7.38)
3.Era comum ao tempo de Jesus que os corpos mortos fossem perfumados como parte de seu preparo para o sepultamento. Nesse sentido, lemos: Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus (Mc 16.1)
4.Dessas práticas, temos a que venceu o tempo, por seu caráter simbólico. Ungir significa separar uma pessoa para uma missão específica no reino de Deus. Jesus aplica a si mesmo o verbo “ungir”, usado também no Antigo Testamento para a consagração de reis, profetas e sacerdotes. Disse Ele na sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos (Lc 4.18).
2.Outro sentido indica a honra dada a uma pessoa. Foi o caso da mulher que se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com suas lágrimas. Depois enxugou com seus cabelos, beijou e os ungiu com perfume (Lc 7.38)
3.Era comum ao tempo de Jesus que os corpos mortos fossem perfumados como parte de seu preparo para o sepultamento. Nesse sentido, lemos: Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus (Mc 16.1)
4.Dessas práticas, temos a que venceu o tempo, por seu caráter simbólico. Ungir significa separar uma pessoa para uma missão específica no reino de Deus. Jesus aplica a si mesmo o verbo “ungir”, usado também no Antigo Testamento para a consagração de reis, profetas e sacerdotes. Disse Ele na sinagoga de Nazaré: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para pregar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos (Lc 4.18).
Pregando
em Cesaréia, Pedro lembra que Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o
Espírito Santo e poder, e como Ele andou por toda a parte fazendo o bem e
curando todos os oprimidos pelo Diabo, porque Deus estava com Ele (At
10.38).
Quando
Paulo diz que Deus nos ungiu (2 Co 1.21b), ele incorpora esses
significados todos. Primeiramente, Deus nos curou de nossos pecados,
pela morte de Jesus na cruz, como escreve Pedro (1 Pe 2.24). Mais
ainda, Deus nos olha como filhos amados, destila óleo sobre nossa
cabeça, óleo de honra e óleo que nos perfuma, de modo que possamos ser
vistos e cheirados, por causa da fragrância de Cristo (2 Co 2.14).
Somos, então, especiais também porque a unção de Deus significa que Ele
tem expectativa para nós. O ungido é aquele que tem uma missão. Somos
especiais para Deus porque Ele nos deixa uma missão: como Ele quer que a
graça alcançe o mundo, quer que sejamos os anunciadores, pela voz e
pela vida, dessa graça.
Somos
especiais? Se você é um pregador do evangelho da graça, você é
especial. Neste caso, você está entre aqueles que têm uma unção que
procede do Santo [Deus] (1 Jo 2.20).
davarelohim
davarelohim
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