A
Bíblia é a Palavra de Deus. Mas, algumas das interpretações derivadas
dela não são. Existem muitas seitas, cultos e grupos cristãos que usam a
Bíblia declarando que as suas interpretações são as corretas. Muito
freqüentemente, no entanto, as interpretações não apenas diferem
dramaticamente umas das outras, como são claramente contraditórias. Isto
não significa que a Bíblia seja um documento contraditório. Antes, o
problema está naqueles que a interpretam e/ou nos métodos que eles usam.
Como nós somos pecadores, somo incapazes de interpretar
perfeitamente a palavra de Deus todo o tempo. O corpo, a mente, a
vontade e as emoções são afetadas pelo pecado e tornam a interpretação
100% exata uma impossibilidade. Isto não significa que entender
corretamente a palavra de Deus seja impossível. Mas que devemos nos
aproximar à Sua palavra com cuidado, humildade e razão. Adicionalmente,
nós precisamos o que de melhor nós poderíamos necessitar: a direção do
Espírito Santo na interpretação da Palavra de Deus. Além do mais, a
Bíblia é inspirada por Deus e dirigida ao Seu povo. O Espírito Santo
nos ajuda a compreender o que a Palavra de Deus significa e como
aplicá-la em nossas vidas.
No nível humano, para minimizar os
erros que possam advir das nossas interpretações, nós precisamos
conhecer métodos básicos de interpretação da Bíblia. Eu irei listar
alguns destes princípios na forma de questões e então aplicá-los a uma
passagem da Escritura.
Eu sigo os seguintes princípios como linhas-mestras para examinar uma passagem. Elas não são exaustivas e nem absolutas.
- Quem escreveu/falou a passagem e para quem era endereçada?
- O que a passagem diz?
- Existe alguma palavra ou frase nesta passagem que precise ser examinada?
- Qual é o contexto imediato?
- Qual é o contexto mais amplo exposto no capítulo e no livro?
- Quais são os versículos relacionados ao assunto da passagem e como eles afetam a compreensão desta?
- Qual é o fundo histórico e cultural?
- Qual a conclusão que eu posso tirar desta passagem?
- As
minhas conclusões concordam ou discordam de áreas relacionadas nas
Escrituras ou com outras pessoas que já estudaram esta passagem?
- O que eu posso aprender e aplicar à minha vida?
A
fim de ajudar a entender como estas questões podem afetar a sua
interpretação de uma passagem, eu escolhi uma que, quando examinada
atentamente, pode fazer você chegar a conclusões muito diferentes. Eu
deixarei que você determine a exatidão da minha interpretação.
A passagem que eu vou usar é Mt 24:40, "Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado" (NIV).
1. Quem escreveu/falou a passagem e para quem era endereçada?
Jesus
pronunciou as palavras e elas foram registradas por Mateus. Jesus
falou aos Seus discípulos em resposta a uma pergunta, que iremos ver
mais tarde.
2. O que a passagem diz?
A
passagem diz simplesmente que um dos dois homens que estão fora, no
campo, será levado. Ela não diz onde, porque, quando, ou como. Ela só
diz que um será levado. Ela não define que o campo pertença a alguém ou a
algum lugar em particular.
3. Existe alguma palavra ou frase nesta passagem que precise ser examinada?
Nenhuma
palavra, nesta passagem em particular, realmente necessita que nós a
examinemos cuidadosamente, mas para seguirmos este exercício, eu usarei
a palavra "levar". Usando uma Concordância de Strong e um Dicionário
de Palavras do Novo Testamento, eu posso verificar qual é a palavra
grega e aprender a respeito dela. A palavra no Grego é "paralambano". Ela significa: "1) tomar, tomar para si mesmo, trazer para junto de si, 2) receber alguma coisa por transmissão."
Um
ponto que vale a pena mencionar acerca do estudo das palavras é que o
seu significado pode mudar de acordo com o seu contexto. Assim,
examinando como a palavra é usada em múltiplos contextos, o seu
significado pode reveber novas dimensões. Por exemplo, a palavra "amor",
no grego é "agapao." Ela geralmente refere-se ao "amor
divino." Isto pode parecer óbvio, já que esta é a palavra usada em Jo
3:16 com este significado. No entanto, a mesma palavra é usada em Lc
11:43, onde Jesus diz: "Ai de vocês, fariseus, porque amam os lugares de honra nas sinagogas e as saudações em público!"
(NIV). A palavra usada aqui é "agapao." Parece que o significado da
palavra pode tornar-se alguma coisa na linha de "totalmente comprometido
com."
No entanto, nós devemos tomar o cuidade de não usar o
significado de uma palavra em um contexto em outro contexto. Por
exemplo: 1) Este novo cadete é verde. 2) A árvore é verde. O primeiro
verde significa "novo ou inexperiente." O segundo significa a cor verde.
Poderíamos impor o significado de um contexto em outro? Sim, mas não
seria uma boa idéia.
4. Qual é o contexto imediato?
É o lugar onde a passagem está inserida. O contexto imediato da nossa passagem é o seguinte, Mt 24:37-42, "Como foi nos dias deNoé, assim também será na vinda do Filho do Homem. 38
Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo,
casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
39 e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. 40 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo num moinho: uma será levada e a outra deixada. 42 Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor" (NIV).
Imediatamente
podemos perceber que a pessoa levada no verso 40 é comparada a pessoa
levada no verso 39. Isto é, que as pessoas que foram "levadas" são do
mesmo tipo.
Uma pequena questão precisa ser feita agora. Quem foi
levado no verso 39? Foi Noé e sua família ou foram as pessoas que
estavam comendo e bebendo? A resposta a esta pergunta pode nos ajudar a
entender melhor a passagem original. O próximo passo na interpretação
da passagem nos ajudará a entendê-la ainda mais.
5. Qual é o contexto mais amplo exposto no capítulo e no livro?
Uma
passagem deve ser sempre examinada dentro do seu contexto. Não apenas
no contexto dos versos imediatamente antes e depois dela, mas também no
contexto do capítulo e até do livro na qual ela está escrita.
O
discurso de Jesus do qual esta passagem foi tirada, começa com uma
pergunta. Jesus tinha acabado de sair do templo e no verso 2 disse aos
Seus discípulos que "..não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas." Então no versículo 3, os discípulos perguntam a Jesus: "Dize-nos quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da sua vinda e do fim dos tempos?"
(NIV). Então, Jesus começa a profetizar acerca das coisas que viriam
no fim dos tempos. Ele falou de falsos Cristos, tribulação, do sol se
escurecendo, do Seu retorno e dos dois homens no campo onde um será
levado e outro será deixado.
O contexto
é escatológico. Isto signiufica que ele está tratando das últimas
coisas, ou do tempo próximo ao retorno de Jesus. Muitas pessoas acham
que este versículo de Mt 24:40
refere-se ao arrebatamento mencionado em 1 Ts 4:16-17. Pode ser. Mas é
interessante notar que o contexto do versículo sugere que o mau é que
será levado, e não o bom.
Neste
momento você pode estar pensando que este método de interpretação da
passagem não é bom. Depois de tudo, o verso "um será levado e o outro
deixado" é realmente acerca do arrebatamento. Certo? Bem, pode ser.
Como você pode ver, nós todos chegamos à Bíblia com idéias
pré-concebidas. Algumas vezes elas estão certas, outras, erradas. Nós
sempre deveríamos estar prontos a ter a nossa compreensão da Bíblia
desafiada pelo que é dito. Se nós não estivermos dispostos, então somos
presunçosos. E Deus está distante do soberbo (Sl 138:6).
6. Quais são os versículos relacionados ao assunto da passagem e como eles afetam a compreensão desta?
Acontece que existe uma passagem relacionada, na verdade, paralela, encontrada em Lc 17:26-27. "Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do Homem. 27O
povo estava comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento,
até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e destruiu a
todos." (NIV).
Rapidamente, nós descobrimos que estes
versos relacionados sem dúvida afetam a nossa maneira de entender a
passagem inicial. Está claro nesta passagem de Lucas que aqueles que
foram levados pelo dilúvio eram aqueles que estavam comendo, bebendo e
se dando em casamento . Em outras palavras, não foram as pessoas boas
que foram levadas, foram as más.
Como você pode ver, isto tem um profundo impacto na maneira como compreendemos nossa passagem em Mt 24:40.
O contexto não sugere que aquele que está no campo que será levado não
é o mau? Como este contexto afeta as minhas idéias pré-concebidas
acerca deste verso? Vamos ler o versículo novamente, mas agora dentro
do seu contexto imediato: Mateus 24:37-42, "Como foi nos dias deNoé, assim também será na vinda do Filho do Homem. 38
Pois nos dias anteriores ao dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo,
casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
39 e eles nada perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. 40 Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo num moinho: uma será levada e a outra deixada. 42 Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor" (NIV).
O que é que você acha agora? Quem foi levado, o bom ou o mau? Então, este verso faz referência ao arrebatamento ou não?
Só perguntando.
De interesse correlato é uma passagem em Mt 13:24-30
onde Jesus conta a parábola do semeador que semeou a boa semente no
seu campo e alguém, depois, semeou joio. Os servos perguntaram se eles
deveriam ir imediatamente e arrancar o joio. Mas, no verso 30, Jesus
diz "Deixem que cresçam juntos até a colheita. Então direi aos
encarregados da colheita: juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes
para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro." (NIV)
O
ponto digno de nota aqui é que o primeiro a ser ajuntado é o joio, e
não o trigo. Isto fica ainda mais interessante quando Jesus explica a
parábola em Mt 13:36-43 e estabelece que eles serão atirados à fornalha.
Adicionalmente,
quando nos voltamos para Lc 17, que é a passagem paralela de Mt 24,
nós descobrimos que os discípulos fizeram a Jesus outra pergunta por
causa da resposta de Jesus que dizia "dois estarão no campo e um será levado." No verso 37 eles perguntam, "Onde, Senhor?" perguntaram eles. Ele [Jesus] respondeu, "Onde houver um cadáver; ali se ajuntarão os abutres."
Eles serão levados a um lugar de morte.
7. Qual é o fundo histórico e cultural?
Esta
é uma questão mais difícil de responder. Ela requer um pouco mais de
pesquisa. Um comentário é digno de ser examinado aqui, já que ele
usualmente provê um pano de fundo histórico e cultural para ajudar a
desvendar o texto.
Neste contexto, Israel estava debaixo da lei
romana. Eles estavam proibidos de exercer a punição capital (pena de
morte) e de custear uma guerra. Roma estava dominando a pequena nação. O
judaísmo era tolerado apesar da liderança romana. Além de tudo, Israel
era um pequeno país oriental com um povo que era fanático pela sua
religião. Então, Roma permitiu que Israel fosse governado por políticos
judeus marionetes.
O templo era o lugar de adoração da
comunidade israelense. Ali os sacrifícios de sangue eram oferecidos
pelo sumo sacerdote para a expiação dos pecados da nação. Levaram 46
anos para contruí-lo (Jo 2:20). Jesus disse que o templo seria
destruído; o que gerou a pergunta que O levou a fazer o discurso que
contém a passagem examinada.
8. Qual a conclusão que eu posso tirar desta passagem?
Desde
que o contexto da passagem sugere que o mau é que será levado, eu
estou concluindo que aquele que será levado no campo não será o bom,
mas sim o mau. Eu também sou tentado a concluir que o maus serão levados
ao lugar de julgamento.
9. As minhas conclusões
concordam ou discordam de áreas relacionadas nas Escrituras ou com
outras pessoas que já estudaram a esta passagem? Eu já
apresentei outras passagens que me permitem chegar a conclusão que
cheguei. No entanto, isto não está de acordo com todos os comentários
que eu tenho lido acerca deste verso. Neste ponto eu necessito
apresentar minha conclusão a outros para ver o que eles pensam. Só
porque eu estudei a Palavra e cheguei a uma conclusão não significa que
ela esteja correta. Mas não significa que esteja errada, no entanto.
Consultar
outras pessoas, examinar a palavra de novo e buscar a Deus
humildemente e a sua iluminação. Eu só posso ter a esperança de chegar à
melhor conclusão possível acerca da passagem.
10. O que eu posso aprender e aplicar à minha vida?
A Interpretação da Escritura tem um propósito: Entender a Palavra de
Deus mais exatamente. Com um melhor entendimento da Sua palavra, nós
poderemos aplicá-la à área a que ela se destina. No nosso caso, a
passagem revela uma área do futuro e uma época de julgamento. A
aplicação, então, é que Deus executará o julgamento sobre os injustos no
fim dos tempos.
Concluindo:
Este
artigo é somente uma demonstração. Ele é básico e não cobre todos os
pontos da interpretação bíblica. Mas isto já dá uma direção e um exemplo
de como você deve aplicar. Como eu disse antes, ore. Leia a Sua
Palavra. Examine as Escrituras o melhor que você puder para um melhor
entendimento e melhor preparo. Seja humilde na sua abordagem e teste
tudo o que concluir pela própria Bíblia.
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