Ide e Pregai

O Documentário é um resumo da história das Assembléias de Deus no Brasil a começar pela chegada dos missionários e pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará.

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O Espelho dos Mártires

O Documentário relata em detalhe o modo de vida e as persiguições que sofreram os cristão primitivos e como foram martirizados os Apóstolos de Cristo.

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Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto

O Ministério Living Waters, dos Estados Unidos, produziu recentemente um documentário impactante e fantástico sobre o aborto. O filme traz como título ‘180’ e instiga as pessoas a mudarem de opinião sobre o aborto e outras questões bíblicas.

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Viagem no tempo em relato de profeta jeremias

>> domingo, 20 de janeiro de 2013

Na antiga literatura hebraica há o Resto das Palavras de Baruque, ou, conforme se chama também essa tradição, O Adendo ao Profeta Jeremias.

 

Baruque era amigo do profeta Jeremias que, em 604 a.C., a ele ditou os seus versículos, incluídos na Bíblia. 



Ao que parece, Baruque registrou também coisas inconvenientes, pois o Resto não consta da Bíblia. Os capítulos 3 a 5 contam a seguinte história:

Jeremias, conhecido como um dos grandes profetas, na realidade era também (a exemplo de vários dos seus colegas) um agitador político nato. Por anos a fio não se cansou em anunciar a decadência da Judéia, caso não se fizesse um esforço extraordinário para dominar a Babilônia. Suas palavras não foram ouvidas. Então o Senhor informou-o a respeito da futura destruição de Jerusalém e deportação do povo judeu para o cativeiro babilônico. Em 586 a.C. Isso aconteceu.

Jeremias e Baruque andam, às escondidas, pela cidade de Jerusalém, para enterrar “tesouros do templo, por ordem do Altíssimo”, salvaguardando-os assim da aniquilação. Naquele instante exato, ressoa das nuvens o som de trombetas e do “céu descem anjos”, segurando tochas nas mãos.

Jeremias roga a um dos anjos propiciar-lhe ocasião para conversar com o Altíssimo. A conversa realiza-se. Jeremias pede que Deus poupe o seu jovem amigo etíope, Abimeleque, pois certa vez ele retirou Jeremias do fundo de um “poço de lama”1. O Senhor mostra-se compreensivo com tal gesto de gratidão e instrui Jeremias para que mande o amigo “pela vereda da montanha” para a vinda de Agripa, pois lá então, ele próprio se encarregaria do moço e o esconderia em lugar seguro, até que tudo se tivesse passado.

Na manhã seguinte, Jeremias mandou Abimeleque embora e falou: “Pegue uma cesta e vá para o sítio de Agripa, pela vereda da montanha. Vá apanhar figos frescos! Dê-os aos doentes e ao povo.”

No dia seguinte, Jerusalém é tomada pelo inimigo. Os sobreviventes, entre eles Jeremias e Ezequiel, são levados para a Babilônia, para o cativeiro.

Todos aqueles acontecimentos horríveis ocorreram sem que Abimeleque tivesse chegado a percebê-los; ele nada sabe a respeito. E, assim sendo, anda de espirito alegre, despreocupado, pela vereda da montanha “para apanhar figos frescos”. De repente, tem uma sensação de tontura. Ele senta no chão, a cesta com os figos frescos entre os joelhos, e adormece.

Quando, tempo depois, acorda, receia ser censurado por Jeremias, por ter vagueado no caminho. Depressa, pega na cesta com os figos e se põe em marcha, para Jerusalém. Aí então acontece o incrível:

Destarte, ele chega a Jerusalém. No entanto, ele não conhece esta cidade, nem as suas casas, tampouco a sua própria família... esta não é a cidade certa. Estou confuso... ainda sinto a cabeça pesada... que estranho! Como posso falar a Jeremias que me sinto confuso? Com esses pensamentos sai da cidade e, depois, vira-se para olhar, em busca dos seus marcos de referência e fala: “É a cidade, apenas perdi o caminho.” – E de novo retorna para a cidade e continua procurando. Como não encontra nenhum membro da sua família, torna a sair da cidade; fora dela fica parado, todo triste, pois não sabe para onde ir.

Abimeleque está consternado, completamente desorientado. Ele só foi embora para apanhar figos frescos! Nada mais entende deste mundo.

Lá, fora da cidade, fica então de cócoras. Um homem velho passa por ele e Abimeleque pergunta: “Que cidade é essa?” – “Jerusalém”, responde o velho. Abimeleque indaga pelo sacerdote Jeremias, seu leitor Baruque e por toda uma série de outras pessoas, conhecidas dele, e acrescenta que não há mais ninguém na cidade que fosse conhecido dele, Abimeleque. Em tom ponderado, o velho responde:

“Tu chamas por Jeremias e por ele perguntas, depois de tanto tempo? Desde há muito, Jeremias, com todo o povo, foi levado para a Babilônia.

Abimeleque acha que o velho está doido e lamenta que não se possa ofender um ancião com palavras pesadas e gargalhadas, o que bem gostaria de fazer, pois considera absurdo o que falou. Ele ainda pergunta pela hora do dia e calcula que, desde a sua partida, se passaram umas poucas horas apenas:

Olha aqui, vê com teus próprios olhos! Pega com as tuas mãos! Vê os figos! E com essas palavras, Abimeleque retirou a tampa da cesta dos figos e o velho viu como ainda estavam frescos. Em seguida, o ancião, depois de ter visto os figos, disse: “Meu filho, tu és um homem pio (= protegido de Deus)... vê, hoje faz 66 anos que o povo foi levado para a Babilônia. E para que vejas que isto é verdade, olha o campo. Lá as sementes estão apenas germinando, ainda não estamos na época dos figos maduros!”

No desenrolar da historia, um anjo do Senhor despacha uma águia e essa ave soberba leva uma mensagem de Baruque, de Jerusalém, para Babilônia; a mensagem traz para Jeremias, o cativo, a notícia de que seu amigo Abimeleque está passando bem e em nada envelheceu...



Do livro “Provas de Däniken”

1Jeremias 38:06-13


***

Alguns séculos depois deste episódio, por amor a outro etíope, também eunuco, o Espírito de Deus enviou um dos apóstolos de Cristo a pregar-lhe o Evangelho. Após batizá-lo, lemos que "o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia" (Atos 8:39-40). Azoto fica há cerca de 32 km de Gaza. Ele deixou um lugar e apareceu no outro num piscar de olhos. Teletransporte só é possível onde haja uma viagem no tempo, haja vista que tempo e espaço estão interligados. Interesssante, não?

1 comentários:

Febe 23 de janeiro de 2013 10:09  

Gostaria que alguém me dissesse em que livro está escrito isto. Meu e-mail é febe.antioquia@bol.com.br

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