“Todo aquele”. Isso afirma que qualquer um pode escolher ser salvo? .
>> quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Por - Denis Monteiro
Quando
vamos fazer referência à doutrina maravilhosa e bíblica da
predestinação, muitos que tem preguiça e falta de temor, dizem: “Mas nós
não somos livres para fazer o que quiser e principalmente escolher
Cristo como salvador? Porque na Palavra de Deus há chamados, e escolhas
condicionais. Por exemplo:
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Rm 10.13;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.15;
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2.21”
Primeiro
temos que entender o que significa “todo aquele”, em uma rápida
interpretação sem temor de Deus e com preguiça dar-se a entender que a
pessoa é livre para ir até Cristo. Mas vamos analisar o que significa
aquele.
Aquele: pronome demonstrativo. Indica ou refere-se à pessoa ou coisa citada.
Todo: conjunto completo; total; inteiro.
Farei
uma exposição destas três passagens citadas acima, sabendo que existem
outros versos na Santa Palavra de Deus que expressa o mesmo sentido, o
motivo é para que não seja tão extenso. Logo, se o significado da
palavra aquele é uma indicação á uma pessoa citada. Então, temos que,
por obrigação, ler o contexto.
Em
Romanos 9-11, nestes 3 capítulos, fala mais resumidamente assim: a
gloriosa eleição de Deus e Paulo mostra isso em dois personagens
bíblicos, Jacó e Esaú, e os que aceitaram a Cristo é porque eram filhos
de Abraão mas pela fé. Mas no fim do capitulo 9 Paulo diz que Judeus são
culpados por terem rejeitado a Cristo. No capitulo 10 mostra que os
judeus rejeitaram a justiça de Deus e que Israel não pode alegar a falta
de oportunidade. E no capitulo 11 mostra o futuro de Israel e os que
irão ser salvos o “remanescente segundo a eleição da graça.” (Rm 11.5).
Então partindo deste versículo “Porque todo aquele que invocar o nome do
Senhor será salvo.”, percebe-se que este “todo aquele” refere-se aos
eleitos, os filhos de Abraão pela fé. É como se Paulo estivesse dizendo:
O conjunto completo dos eleitos quando invocarem o nome do Senhor será
salvo.
Em João 3
fala sobre uma conversa de Jesus com um príncipe dos fariseus,
Nicodemos. E como é dito no capitulo 2.25, Jesus conhecia a “natureza
humana.”. Então, no cap. 3 Jesus diz a este fariseu que para ele herdar o
Reino dos Céus, ele tem que nascer de novo, nascer do alto. Uma obra
gerada pela Palavra e pelo Espírito Santo (v.5) e logo em seguida, Jesus
diz a este fariseu que ele é como a serpente de Moisés levantada no
deserto (Nm 21.9), ou seja, assim como os que eram mordidos pelas
serpentes e olhava para a serpente de bronze era curados, todo aquele
que “olhar” para Jesus será curado, terá vida eterna. Ou seja, todo
aquele, o numero completo dos eleitos que nasceram de novo quando crer
em Jesus terá vida eterna. É o que o próprio evangelista João diz no
capitulo 1.13 que os que aceitaram a Jesus eles “não nasceram do sangue,
nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas [da vontade] de
Deus.” João 1.13.
Em Atos 2
fala sobre o cumprimento da profecia dita pelo o profeta Joel, a
descida do Espírito Santo. E Pedro, após o cumprimento, faz menção do
livro de Joel e justamente da passagem que fala sobre a profecia.
E nos
últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre
toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os
vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do
meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas
naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no
céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se
converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e
glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome
do Senhor será salvo. Atos 2:17-21.(Joel 2.28-32).
Pedro
repreende os críticos que diziam que os que falaram em línguas estavam
embriagados, e Pedro diz que eles não estavam (v.15), mas que isso tinha
que se cumprir. E Pedro repetindo a profecia, diz que o Espírito de
Deus seria, foi, e está sendo derramado sobre todos os tipos de pessoas
filhos e as vossas filhas... Jovens... Velhos... Servos... Servas
(v.17,18), uma obra diferente da antiga aliança. Mas agora Pedro faz uma
declaração ”E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor
será salvo”. Aquele quem? Aqueles que receberam o Santo Espírito, estes
podem crer e agora serem salvos.
Conclusão.
Quando a
Palavra de Deus refere-se a “todo aquele”, temos que recorrer ao
contexto. Senão cairemos no mesmo erro que muitos fazem até hoje, o
livre arbítrio. Quando se refere a este termo, está dizendo que todo
aquele mencionado anteriormente ou posteriormente fará tal coisa ou
deixará de fazer tal ato.
Não se precipite em tirar conclusões antibíblicas.
Fonte: Teologia & Apologética
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