Rute - Declaração de fé ou cultura?
>> segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Por André R. Fonseca
“Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16 [NTLH]
“Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” Rute 1:16 [NTLH]
É muito comum
encontrarmos pregadores utilizando o texto acima como bom exemplo de
fé. Acredito que a declaração de Rute é muito mais um produto de
sua cultura do que de alguma fé verdadeira. Vamos analisar alguns
textos como argumento inicial e depois focaremos o texto e o contexto
de Rute.
O primeiro texto que
desejo citar como argumento está em Gênesis 28:16 - “Quando Jacó
acordou, disse assim: “De fato, o SENHOR Deus está neste lugar, e
eu não sabia disso.” Jacó havia deixado sua região e iniciava
sua jornada rumo a Harã. Seu espanto foi constatar, pela visão, que
Deus estava o acompanhando pelas terras estrangeiras. Era comum para
aqueles povos da antiguidade acreditar que os deuses eram
territorialistas. Acreditava-se que
havia um deus para cada região e os moradores de cada região
deveriam adorar o deus daquele território. Ao mudar de território,
mudava-se de deus e os costumes religiosos também.
Podemos constatar a
mesma realidade em alguns salmos nos quais o poeta faz uso dessa
concepção cultural para dizer que o SENHOR estava acima desses deuses.
Por exemplo: “Deus toma o seu lugar na reunião dos deuses e no
meio deles dá a sua sentença.” Salmo 82:1; “Pois os deuses das
outras nações são somente ídolos, mas o SENHOR fez os céus.”
Salmo 96:5; “Ó SENHOR, Deus Altíssimo, tu governas o mundo
inteiro, tu estás acima de todos os deuses.” Salmo 97:9 ou “Que
todos louvem a Deus, o SENHOR, porque ele é superior a todos os
outros deuses! A sua glória está acima da terra e do céu.”
148:13.
Observe que as duas
últimas citações estão relacionando os deuses dos povos com o
território dos povos, mas o SENHOR está acima de todos eles, o
SENHOR está acima da terra! Há outras citações interessantes como
Deuteronômio 41:9 e 32:8,9 - “E, quando olharem para o céu, não
caiam na tentação de adorar o sol, a lua ou as estrelas. Pois o
SENHOR, nosso Deus, repartiu o sol, a lua e as estrelas entre os
outros povos, para que eles os adorem” e “Quando o Altíssimo
separou os povos e deu a cada povo as suas terras, ele marcou as
fronteiras das nações, dando a cada uma o seu próprio deus. Mas
escolheu Israel para ser o seu povo; os descendentes de Jacó
pertencem ao SENHOR.”
Se você deseja
conhecer um pouco melhor essa questão das citações de
Deuteronômio, leia o artigo:
http://www.andrerfonseca.com/2012/01/dando-cada-uma-o-seu-proprio-deus-ntlh.html.
Uma vez trabalhada a
questão cultural da antiguidade em que se acreditava em deuses
territoriais, vamos avaliar a declaração de Rute.
“Porém Rute
respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para
abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também
morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.”
Rute 1:16
A primeira coisa que
precisamos observar é que a declaração total de apego de Rute está
em sua sogra, não em Deus. A simples análise de sua declaração é
suficiente para crer que ela não está dizendo aquilo por fé em um
Deus verdadeiro, mas na total confiança e dependência, ou apego e
amor por sua sogra. É um caso bem diferente quando comparado com
Abraão ou Moisés. Concorda?
Não vejo outra maneira
de olhar para este texto que não seja para a constatação de uma
ideia da antiguidade de deuses territoriais. Se ela mudará de terra
e povo, necessariamente precisará adorar o deus daquela terra e
povo. É uma simples questão cultural, até porque Rute não era
israelita.
Outro ponto que apoia
minha leitura do texto está no versículo anterior: Rute 1:15 “—
Veja! — disse Noemi. — A sua cunhada voltou para o seu povo e
para os seus deuses. Volte você também para casa com ela.”
A resposta de Rute está
coerente com a sugestão de Noemi no versículo 15. Ela não deseja
voltar para o seu povo e para o seu deus, ela deseja ficar com Noemi
e sujeitar-se aos seus costumes, inclusive os religiosos.
Portanto, considerando
o contexto dos versículos 15 e 16 com a questão cultural de deuses
territoriais como pano de fundo, Rute não apresenta qualquer apreço
por um deus em particular, mas demonstra apreço apenas por sua
sogra. A questão religiosa é puramente secundária para ela. Rute
não pode ser tomada inicialmente como modelo de fé por sua
declaração de crença cultural e “teologicamente” equivocada.
Autor: André R. Fonseca
www.andreRfonseca.com
Twitter: @andreRfonseca
Fonte da imagem: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bible_paper.jpgFonte: Teologia et cetera
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