Ide e Pregai

O Documentário é um resumo da história das Assembléias de Deus no Brasil a começar pela chegada dos missionários e pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará.

Ide e Pregai Titulo da Imagem

O Espelho dos Mártires

O Documentário relata em detalhe o modo de vida e as persiguições que sofreram os cristão primitivos e como foram martirizados os Apóstolos de Cristo.

O Espelho dos Mártires Titulo da Imagem

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto

O Ministério Living Waters, dos Estados Unidos, produziu recentemente um documentário impactante e fantástico sobre o aborto. O filme traz como título ‘180’ e instiga as pessoas a mudarem de opinião sobre o aborto e outras questões bíblicas.

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto Titulo da Imagem

A Diferença entre a Igreja do Senhor Jesus e uma Seita

>> segunda-feira, 14 de novembro de 2011

 
"A Igreja do SENHOR JESUS deve proclamar o testemunho de CRISTO".
Amados em CRISTO, desde que surgiu nos noticiários uma série de reportagens acusando a denominação “igreja Universal do Reino de Deus”, procurei ver essas questões a luz da Palavra de DEUS e como devemos nos posicionar como povo de DEUS. Parece um ataque direto a Igreja do SENHOR, uma perseguição do mundo contra o povo de DEUS; mas afirmo categoricamente, que não é. O que existe e precisamos estar cientes, é que homens que a si mesmo se declaram ministros do evangelho, e se portam como lobos vorazes sobre o povo de DEUS. Veja o que escreveu o profeta Ezequiel no capítulo 34 do seu livro:
v.1: Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
v.2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
v.3: Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
v.4: A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
v.5: Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo.
v.6: As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.
v.7: Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
v.8: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e se tornaram pasto para todas as feras do campo, por não haver pastor, e que os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas,
v.9: portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
v.10: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo no seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto.
Creio que após meditarmos nestes textos podemos refletir na seriedade do nosso chamamento diante do SENHOR. O compromisso daqueles que recebem de DEUS uma incumbência especial deve ser de absoluta entrega e abnegação. O que temos visto pelos laudos do ministério publico de São Paulo, é que existe uma “quadrilha” que se esconde por de trás do santo encargo de servir os santos para obter de forma inescrupulosa lucro e todo tipo de vantagem.
Você se dá conta que uma “igreja cristã” use dos dízimos e ofertas para investir quase 400 milhões de reais (dados confirmados pela Revista Veja - Edição 2126 / 19 de agosto de 2009) no sustento de atores mundanos, programas cheios de perversidades mundanas, novelas encharcadas de imoralidade, licenciosidade! Veja a grande necessidade das obras missionárias espalhadas pelo mundo. Conheça o trabalho das missões evangélicas espalhadas pelo mundo. Jamais imaginaria conviver com essa realidade em minha geração! Você já ouviu falar da “JANELA 10-40?”. Esse termo originou-se com Luis Bush durante a 2ª Conferência de Lausanne, em Manila, em Julho de 1989. Desde então, tem sido usado por missiólogos e refere-se à área delimitada pelas linhas imaginárias dos paralelos que passam a longitude 10 e a latitude 40, acima da linha do Equador. É uma faixa contínua de terras, cobrindo o oeste e norte da África, o Oriente Médio, a Índia, a China, o Japão e as ilhas do Pacífico. É NESSA ÁREA QUE VIVEM 95% DOS POVOS NÃO ALCANÇADOS DO MUNDO. Agora você se dá conta o que é que esse povo está fazendo? A Bíblia, a Palavra de DEUS diz que o julgamento começará pela casa de DEUS – (1 Pd 4.17). Não estou aqui atacando aos meus irmãos que estão dentro dessa denominação, e sim, a um sistema religioso, opressor, que tem causado vergonha ao Testemunho de CRISTO.
O apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos de Colossos disse: “Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo CRISTO” – (Cl 2.8). Precisamos atentar para alguns detalhes nesse texto:
1º. A frase – “vos faça presa sua” = No original grego é sulagogeo que significa: “obter recompensa”; “levar alguém cativo”; “desviar da verdade e sujeitá-lo ao poder de alguém”.
2º. O termo “sutileza” = No original é apate que significa “engano”, “falsidade”.
Podemos notar a clareza desse texto em relação aqueles que procuram fazer da Igreja do SENHOR JESUS um negócio particular para si mesmo. Aqui temos uma solene advertência quanto ao cuidado de não desviarmos quanto ao propósito do ministério cristão. Quando Paulo diz: “segundo os rudimentos do mundo”, ele faz referência aos princípios do mundo. A Igreja não caminha segundo os princípios do mundo, e sim, de acordo com os princípios de CRISTO. Esta é a explicação do fracasso moral e espiritual das denominações que se auto proclamam “Igreja do SENHOR JESUS” e que não andam segundo a verdade.
É bom sabermos que a Igreja do SENHOR JESUS é um organismo vivo, constituída de pessoas, e não uma organização empresarial. O que vemos, independente das informações obtidas da imprensa, é que esta denominação do Edir Macedo, perdeu sua característica essencial, se é que foi com este propósito que ele iniciou. O que vemos é uma falta de foco no supremo propósito de DEUS. O foco está completamente invertido do propósito para o qual foram chamados. E esta é uma séria exortação a todos nós que fazemos parte da Igreja do SENHOR JESUS nessa terra. Porque acredito, que nossos irmãos como descreve o profeta Ezequiel “as ovelhas” estão lá, sendo exploradas por todo tipo de sutileza, sendo presa por aqueles que só procuram obter recompensa, mantendo-as cativa pelo desvio da verdade. Temos que olhar para este cenário com temor, pois isto nos envolve, haja vista que são os nossos irmãos que estão lá debaixo desse ministério de engano e exploração.
Sempre iremos correr sérios riscos quando manipulamos a Palavra de DEUS para sustentar nossas idéias. O termo heresia fala de “confusões” e “discrepâncias”. E muitos líderes cristãos, por falta de formação e informação teológica adequada estão vilipendiando a Palavra de DEUS, ministrando heresias encharcadas de perversidades destruidoras na vida da Igreja cristã. Isso tem que nos inquietar! Vejas que os assuntos doutrinários, os quais a Igreja deveria conhecer por experiência tais como: arrependimento, regeneração, justificação, propiciação, dentre outros, estão sendo substituídos por alguns chavões da teologia da prosperidade, tais como: tomar posse da bênção, decretar, maldição hereditária, reivindicar, campanhas de todas as formas, e etc.
Infelizmente vivemos a “Teologia do Momento” que procura satisfazer os desejos de consumidores vorazes que buscam satisfação e o culto ao ego. Nossa alma narcisista não se deleita com a mensagem da cruz, porque ela busca o evangelho do aplauso. Como precisamos ser ajudados! Que DEUS nosso bendito pai venha nos socorrer!
O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo em sua Segunda Epístola, disse: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” – (2Tm 4.3-5). Nesses textos podemos ver a responsabilidade da Igreja. Os cristãos estão perdendo sua identidade espiritual como povo de DEUS. Eles se portam como membros de uma organização eclesiástica, que aprenderam a cultuar homens, valorizar as bênçãos mais do que o próprio DEUS que lhes abençoa. A postura da Igreja em nossa realidade contextual é deprimente, porque ela está mais para uma prostituta barata que se vende a qualquer preço, do que uma virgem simples, que aguarda ansiosamente pelo seu noivo. A Igreja tem sustentado esses ministérios que na verdade são “moneisterios”, e por isso ela tem sua culpa diante de DEUS. Ela está embriagada por um sistema hodiernos de uma eclesiologia doente, sem essência bíblica, que a tem atraído para sua própria ruína. A pergunta do mundo hoje é “o que é Igreja?”. Ela não tem sido capaz de responder a esta pergunta com sua vida e sua doutrina. Isto atinge a todos nós!
Como podemos hoje distinguir a Igreja do SENHOR JESUS de uma seita sem vida, que visa confundir as pessoas quanto ao caráter fundamental do seu chamamento e propósito de DEUS? A primeira coisa que quero que você veja é que a palavra heresia é adaptação de “háiresis” no grego. Quando transliterada do grego para o latim, virou “secta”. Foi do latim que veio a palavra seita.
Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas anti-bíblicas defendidas por um grupo herético.
Abaixo quero ajudar você a compreender essa diferença entre a Igreja do SENHOR JESUS de uma seita:
1º. Espírito de exclusividade. Uma seita vê a si própria como a “verdadeira igreja” e exclui as demais. Seu exclusivismo parte desde seus ensinos, conduta e postura ministerial. É comum nas seitas as funções ministeriais perderam o fundamento bíblico, e as doutrinas adquirirem interpretação segundo o parecer de seus líderes. Geralmente vem em forma de “novas revelações”.
2º. O desinteresse pela Centralidade de CRISTO. A centralidade de CRISTO é vital para que a Igreja caminhe no equilíbrio da edificação, do serviço e da comunhão. Na Igreja, o culto sempre deve estar em torno da Pessoa e obra de CRISTO. Seu encabeçamento sobre todos os serviços e práticas deve ser prioridade. O culto deve ser a Ele, a mensagem deve revelar Ele. Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas! Jamais podemos desejar a CRISTO e mais alguma coisa. CRISTO somente, porque Ele é tudo o que precisamos.
3º. A divinização do homem. Numa seita, freqüentemente a fé e a confiança exacerbada é sempre colocada no líder. É aqui que o ministério perde sua característica espiritual e adquire uma postura mundana. O propósito do ministério é servir. E hoje, o que vemos é que os lideres são homens que estão preocupados como conduzir a Igreja a eles mesmos. Em algumas denominações seus líderes são quase que semi-deus; aquilo que eles falam torna-se lei. Essa é uma característica de uma seita. O homem é colocado no trono e CRISTO se torna apenas o objeto de um culto sem expressão e sem vida.
4º. Menosprezo a autoridade da Palavra de DEUS. Com freqüência as seitas reivindicam a Bíblia, a Palavra de DEUS como a revelação escrita de DEUS; todavia, elas sempre dão autoridade igual ou maior a outros escritos ou a revelações humanas. Tratam a Palavra escrita de DEUS de forma leviana e superficial. Sabemos que a Bíblia é a infalível e inerrante Palavra de DEUS. A Bíblia não falha, não erra, é a verdade em tudo quanto afirma. Clemente de Roma, Clemente de Alexandria, Gregório Nazianso, Justino, o Mártir, Irineu, Tertuliano, Origenes, Ambrósio, Jerônimo, Agostinho, Martinho Lutero, João Calvino, e um número incontável de outros gigantes da história da Igreja, reconhecem que a Bíblia foi, de fato, inspirada por DEUS, e que é inteiramente a verdade. Mas uma seita, sempre possui algo a mais, para que mesmo que inconscientemente venha acrescentar idéias humanas a sua doutrina.
5º. Visão distorcida das bênçãos de DEUS. O propósito espiritual das bênçãos é levar-nos a uma vida de maior responsabilidade com DEUS. No Antigo Testamento, o caráter das bênçãos estava relacionada com os bens materiais; Mas, Novo Testamento, vemos que as bênçãos são “nos lugares celestiais em CRISTO JESUS” – (Ef 1.3). Corremos um grande risco de distorcermos o propósito de DEUS através de CRISTO, porque a mais elevada dádiva que DEUS nos deu foi Seu Filho – (2 Co 9.15). As bênçãos nos conduzem a CRISTO e não apenas o nosso “bem estar” pessoal. Não podemos fazer delas um fim em nós mesmos. Elas não podem ser objetos que definem nossa espiritualidade; isto é, quem recebe é espiritual e tem fé, quem não recebe é carnal e incrédulo. Não podemos ter uma visão tão limitada dos caminhos elevados de DEUS. Foi por não compreender esse caminho que surgiu no século XX nos Estados Unidos a maligna doutrina da prosperidade, também conhecida como confissão positiva, palavra da fé, evangelho da saúde e da prosperidade. Esa doutrina afirma, a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que os que são verdadeiramente fiéis a DEUS devem desfrutar de uma excelente situação na área financeira e na saúde. Quanto perigo há em tudo isso, porque podemos reduzir a vida cristã e o nosso relacionamento com DEUS de acordo com a nossa necessidade. As pessoas vêem na reunião da Igreja um lugar onde vão para buscar as bênçãos materiais e saúde, e não um encontro de fiés que reunem na comunhão do ESPÍRITO SANTO para adorar a DEUS por aquilo que Ele é. DEUS cura, claro que Ele cura! Podemos ser bem sucedidos financeiramente, claro que podemos. Mas não de forma distorcida, onde textos são forjados para fundamentar aquilo que não foi ensinado por CRISTO, pelos Seus apóstolos, pelos pais da Igrejas e pelos teologos e eruditos do passado. As bênçãos financeiras nâo são meros presentes entregues a crianças espirituais. O caráter das bênção é gerar em nós adoração, e responsabilidade que é compreender o propósito do SENHOR em nos confiar algo. Porque em muitas vezes, DEUS nos dá bençãos materiais ou mesmo curas para provar nosso caráter cristão. Somos governados em nossas motivações por aquilo que DEUS é, ou por aquilo que Ele faz? Seitas, usam ensino distorcido quanto ao caráter da benção de DEUS, para minupular as mentes desavisadas, e assim, produzem pessoas dependentes de seus líderes. Satanás está disposto a andar de mãos dadas com aqueles que querem viver no engano, para que o verdadeiro testemunho de CRISTO jamais seja visto.Veja o que o nosso SENHOR nos ensinou: “pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos” – (Mc 13.22). Percebe que o propósito desses milagres é enganar. O apóstolo João escreveu: “Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém” – (1 Jo 3.7). Quantas pessoas foram persuadidas a entregar dinheiro, casas e propriedades a essas seitas, que visam unicamente extorquir pessoas completamente destituída de espírito de sabedoria e revelação do pleno conhecimento do SENHOR. Esses falsos apóstolos, bispos e pastores que só se preocupam com a ganância dos seus corações usam a manipulação mental, para controlar através da culpa, é assim, ganham vantagens financeiras dos membros. Esta é a evidência de uma seita maligna.
Amados em CRISTO, senti a necessidade de escrever sobre esse assunto, porque creio que muitos de nós seremos confrontados acerca da nossa posição como povo de DEUS diante dessa bagunça moral e espiritual em que aqueles que se dizem cristãos ou mesmo líderes evangélicos estão envolvidos. Precisamos ser claro e radicais em nossa posição, para não nos sentirmos feridos ou mesmo atacados, quando na verdade, o inimigo sabe muito bem que a Igreja do SENHOR JESUS não é isso aí que tanto se vê na mídia. A Igreja do SENHOR JESUS é o Templo de DEUS, um organismo vivo, constituída de pessoas que foram compradas pelo sangue do Filho de DEUS, e hoje, esta Igreja é o sacerdócio de todos os santos, que estão aqui para proclamar o TESTEMUNHO DE CRISTO.
Queridos, devemos lembrar-nos da exortação do apóstolo Pedro, para estarmos “...sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós” - (1Pe 3.15); a palavra “responder”, é apologia. Ou seja, Pedro nos diz que devemos estar preparados para fazer uma defesa segura de nossa fé. Como alguém que está sendo acusado em um júri. Será que todos nós temos esta condição de sermos apologistas da fé cristã? Ou estamos descendo de ladeira abaixo rumo às falácias de homens incautos e arrogantes, que não sabem o que dizem ser as coisas sobre as quais fazem ousadas asseverações, pois são pessoas que resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé” – (2Tm 3.8b).

Por Luiz Fontes 

Que DEUS nos dê a Sua graça, e nos ajude.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin