Ide e Pregai

O Documentário é um resumo da história das Assembléias de Deus no Brasil a começar pela chegada dos missionários e pioneiros Daniel Berg e Gunnar Vingren, em Belém do Pará.

Ide e Pregai Titulo da Imagem

O Espelho dos Mártires

O Documentário relata em detalhe o modo de vida e as persiguições que sofreram os cristão primitivos e como foram martirizados os Apóstolos de Cristo.

O Espelho dos Mártires Titulo da Imagem

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto

O Ministério Living Waters, dos Estados Unidos, produziu recentemente um documentário impactante e fantástico sobre o aborto. O filme traz como título ‘180’ e instiga as pessoas a mudarem de opinião sobre o aborto e outras questões bíblicas.

Filme ´180`: 33 minutos que mudarão sua opinião sobre o aborto Titulo da Imagem

"Os 153 peixes de Jo 21.11 se refere à expressão: O Senhor é Deus?"

>> sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Algumas curiosidades sobre o número de peixes citado por João em 21.11:
 

A Bíblia é repleta de passagens onde números são citados não de uma forma genérica (como os números arrendondados do tipo 10, 100 200, 150, etc.) mas com uma determinada precisão como se algo estivesse por detrás daquilo (como o 666 de Ap 13.18; o naufrágio de Paulo em At 27.37 onde o número de tripulantes eram exatos 276; etc). E na passagem de Jo 21.11 não é diferente.
O versículo 11 se encontra numa perícope que inicia-se do verso 4 ao 14, onde Jesus incentiva os discípulos a pescarem para se alimentarem. E no verso 11 temos o relato de João que a pesca foi de exatos 153 peixes grandes e que, apesar de serem um grande número, a rede não se rompeu e também tiveram que arrastá-la até à margem pelo fato de não caber no barquinho de Pedro.
Mas afinal, existe algum simbolismo no número ou era apenas um número que era muito bem lembrado por quem contou os peixes? Pode-se citar algumas possibilidades de simbolismos. São eles:
1- O número 153 possui propriedades interessantes. Uma delas é o fato de ser um número triangular, ou seja, a soma de 1 a 17 resultam em 153 (1+2+3+4+5+6...+17=153). O 17 também tem certos simbolismos: Um é o fato de este ser a soma de 10, referindo-se aos 10 Mandamentos e 7, que se refere ao número de Deus; a Perfeição. Um dos que mencionam isso é Agostinho (Agostinho, Homilias em João, artigo 122). Outro é o fato de Jesus, segundo alguns estudiosos, ter ressuscitado no dia 17 do primeiro mês.
2- É um dos 4 números, abaixo de 1000,que possui a estranha propriedade da soma do cubo de cada algarismo, que resulta no próprio número:
• 153 = 1³ + 5³ + 3³
Os outros são:
• 370 = 3³ + 7³ + 0³
• 371 = 3³ + 7³ + 1³
• 407 = 4³ + 0³ + 7³
3- Toda letra grega possui um valor numérico. Talvez o autor quisesse se referir a uma pessoa em específico, mas de forma intelectual, citando apenas o número, fazendo com que pessoas buscassem descobrir quem de fato era o referido por números. Mas como se dá isso? Sabe-se que o povo do mundo antigo adorava quebra-cabeças (como pode ser constatado no vídeo que postei no YouTube a partir do minuto 6:23. Para assistí-lo clique aqui). Um truque comum era usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos Grego e Hebraico, cada letra possuia um número correspondente. Veja na tabela abaixo:


Então se somássemos os valores de todas as letras de um nome obtínhamos um código numérico. Vamos a um exemplo:
A N N A: 1 + 50 + 50 + 1 = 102
Isso parecia ter nenhuma serventia, como foi constatado numa parede de Pompéia onde se lia: "Amo a garota cujo o número é 545". Com certeza a garota sabia que seu número era 545, mas somente ela e o escritor, uma vez que para alguém descobrir de quem se trata tal número chega a ser algo quase impossível. De repente, João poderia estar brincando com este tipo de quebra-cabeças.
4- Ainda de acordo com Jerônimo, zoólogos gregos afirmavam que no mundo existiam 153 diferentes tipos de peixes. Mas isso pode ter sido apenas uma adaptação de Jerônimo e não algo de fato (Jerônimo - Comentário de Ezequiel 47.6-12)
5- Para o Dr Aileen Guilding o número é referência direta aos 153.600 "prosélitos" que foram contados com os súditos de Salomão (2 Cr 2.17). Talvez quisesse fazer alusão à escolha de homens para o trabalho de Deus.
6- Outros afirma que 153 é o resultado dos quadrados de 12 (número de apóstolos) e 3 (que representa a Trindade).


7- Outra coisa interessante é o fato de João usar uma palavra para "peixe", que só é encontrada somente em seu Evangelho e em nenhum livro mais da Bíblia (segundo F. Wilbur Gingrich e Frederick W. Danker em "Léxico do Novo Testamento"). Veja abaixo:

Transliterado para os nossos caracteres fica: Opsárion. Diferente do tradicionál Ichthus. Veja no NT em grego:





Estas são algumas das possibilidades de simbologia do número 153. Todavia, se houve intenção de inserir algum simbolismo no número (como o foi no número da besta), a mesma deve ter alguma relação com o assunto em questão e seu contexto. Vale lembrar que toda interpretação nesce do texto para foram, mas esta deve voltar sempre ao texto para que a extrapolação não aconteça. Outra coisa é perceber o estilo do autor e seu "Sitz in Leben" (contexto vital). Nunca uma interpretação deve se esquecer disso.
Quanto à afirmação de que o número 153 se refere à expressão "o Senhor é Deus" ainda não achei quem a mencione. Entretanto isso não quer dizer que Deus deixe de ser Senhor, já que a pesca foi extremamente atípica, pois foi de 153 peixes grandes de uma só puxada de rede, de quantidade tamanha que não coube no barco de Pedro (que com toda certeza era um barco de profissional já que ele vivia da pesca) e que, para completar o milagre, não arrebentou a rede, contrastando o caso mencionado em Lucas 5. Mas, com certeza, o número 153 ainda dará muitos estudos sobre o mesmo, pois, para alguém mencioná-lo com tanta firmeza e precisão, é porque deve ter sido muito importante para ele.
Fonte:CristãoHoje 

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin